Relatório completo sobre o Express Entry até o momento

 

 

O IRCC (Immigration, Refugees and Citizenship Canada) divulgou no último dia 31 de março um relatório sobre o primeiro ano do sistema de imigração Express Entry. O programa foi lançado em janeiro de 2015 e consiste no  gerenciamento das aplicações à Residência Permanente para o Canadá, através de certos programas de imigração econômica como o Federal Skilled Worker Program, Federal Skilled Trades Program,  Canadian Experience Class e uma parte do Provincial Nominee program.

 

O Express Entry foi projetado com três objetivos principais em mente : 1) A flexibilidade na gestão de seleção e aplicação 2) capacidade de resposta ao mercado de trabalho e as necessidades regionais e 3) velocidade no processamento das aplicações recebidas. Embora tenha havido alguns ajustes no sistema durante seu o primeiro ano, o Express Entry cumpriu as suas expectativas.

 

Mais de 31.000 convites para aplicar a Residência Permanente foram emitidos, para uma gama diversificada de imigrantes altamente qualificados e quase 10.000 candidatos (candidatos principais e seus respectivos familiares) já desembarcaram no Canadá. As principais conclusões apresentadas nesse relatório indicam que os professores estavam na lista do Top 10 das ocupações e que muitos estudantes internacionais se saíram bem no Express Entry.

 

Províncias, territórios e os empregadores tem usado com sucesso o Express Entry para satisfazer as necessidades regionais do mercado de trabalho. O Express Entry aumentou a capacidade de resposta no mercado de trabalho do sistema de imigração através de um papel mais importante para os empregadores que podem recrutar imigrantes  que utilizam o novo sistema. Quando um empregador não consegue encontrar um residente permanente ou  canadense qualificado para um emprego, eles podem procurar por candidatos  qualificados pelo Express Entry através do Job Bank Canadá.  Todas as ofertas de  trabalhos aos candidatos do EE precisam de ter um Labour Market Impact Assessment  (LMIA) para garantir a autenticidade e genuinidade das ofertas de emprego,  que o salário vigente é respeitado e que os empregadores priorizaram canadenses e residentes permanentes para atender seu suas necessidades em primeiro lugar.

Além disso, o compromisso de tempo de processamento de 6 meses para 80% dos casos foi cumprida, e o IRCC continuará  monitorando o desempenho do Express Entry e fazer ajustes se necessário.

 

Resultados do Express Entry até o momento

Nos primeiros meses de operação, o  IRCC planejou pequenos, porém regulares rodadas de convites.  Isto permitiu os ajustes necessários para o sistema, garantindo assim a integridade  e sucesso do programa. Permitiu também que o departamento pudesse dar continuidade às aplicações  recebidas antes do lançamento do Express Entry. Essas aplicações continuarão a serem analisadas durante 2016 até a  sua conclusão. Como previsto, pequenas e frequentes rodadas aconteceram durante o primeiro ano. Por exemplo, um grande número de estrangeiros que já trabalham no Canadá receberam convites para aplicar ao EE, pois eles possuíam ofertas de emprego, apoiado por um LMIA, o que lhes garantia 600 pontos adicionais sob o sistema Express Entry. Foram incluídos também nestas primeiras rodadas de convite os  cidadãos estrangeiros, os quais eram incapazes de aplicar como um candidato econômico antes do Express Entry seja por conta de sua ocupação ou pelas vagas atingidas. Mais recentemente, o número de convites para se candidatar ao Provincial Nominee Program (PNP – Programa de nomeação provincial) aumentou a medida que províncias e territórios ganharam experiência com o sistema.

 

Rodadas futuras de convites vindos da piscina do Express Entry irão se tornar a principal fonte de aplicações para cumprir as metas anuais dos níveis de imigração para certos programas de imigração econômica no âmbito do  Exprees Entry , já que o estoque de aplicações anteriores serão reduzidos.

 

Perfis apresentados à Piscina do Express Entry

Aqueles que atendem aos critérios de um dos programas federais de imigração geridas pelo sistema do Express Entry (ou seja Federal Skilled Worker, Canadias Experience Class e do Federal Skilled Trades) são aceitos em um pool de candidatos. Nomeados pelos Programas Provinciais, participantes no Express Entry também devem atender aos critérios de um destes três programas federais de imigração.

 

Desde  o dia 3 de janeiro de 2016, um total de 191.279 perfis foram apresentados por cidadãos estrangeiros. Destes, 88.048 foram considerados não elegíveis, porque não satisfaziam os critérios de, pelo menos, um dos três programas geridos pelo sistema; 1.303 estavam pendentes devido ao registro ou verificação da sua nomeação provincial ou a verificação da conta no Job Bank; 63.937 estavam na piscina como candidatos ativos ou com um convite em aberto para aplicar; e, os restantes 37.991 perfis deixaram a piscina. Sair da piscina ocorre quando um perfil expira depois de permanecer por um ano ou quando um candidato não recusar um convite para aplicar e não apresentar o pedido no período obrigatório de até 60 dias (2.656 perfis expiraram a partir de 03 de janeiro de 2016); quando um perfil é retirado da piscina por um candidato (13.684 desde 03 de janeiro de 2016); ou, quando uma aplicação é enviada para processamento (21,651 aplicações desde 03 de janeiro de 2016).

 

Os candidatos que declinam o convite, são devolvidos para a piscina como candidatos ativos.

 

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Composição da Piscina do Express Entry

 

O Express Entry atribui automaticamente uma pontuação abrangente ao Sistema de Ranking (CRS) para candidatos que apresentem um perfil. A pontuação do CRS é baseada na informação que candidatos fornecem em seu perfil, incluindo a sua idade, escolaridade, proficiência na língua oficial e experiência de trabalho. Toda a informação relatada deverá possuir o suporte da documentação adequada na fase de candidatura, ou um candidato será recusado.

 

Candidatos na piscina são classificados de acordo com suas notas no CRS no momento de uma rodada. As pontuações no CRS podem ser modificadas conforme as circunstâncias específicas de um candidato mudem. Por exemplo, um candidato pode completar um nova  pós-graduação, ganhar mais experiência de trabalho ou ser nomeados por uma província ou território.

 

Aos  potenciais candidatos poderão ser concedidos 600 pontos adicionais, caso o mesmo tenha uma oferta de emprego ou uma nomeação provincial/territorial. Os candidatos com pontuações mais elevadas no CRS tem uma maior probabilidade de serem convidados a aplicar a Residência Permanente. Desde 03 de janeiro de 2016, as pontuações dos 60.042 estrangeiros elegíveis na piscina foram distribuídos de acordo com a tabela abaixo. Esta distribuição é feita de acordo com uma ampla gama de pontuação com base em seus atributos de capital humano, ofertas de emprego apoiados por  LMIA apoiados e nomeações provinciais.

 

Ranking abrangente de distribuição da pontuação no Sistema de Candidatos no Pool do Entry Express a partir de 3 de janeiro de 2016

 

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A tabela acima fornece um relatório  instantâneo da piscina do Express Entry a partir de 3 de janeiro de 2016, mas é importante notar que a piscina é dinâmica com perfis que estão sendo criados e que expiram a cada dia.

 

É importante notar que a distribuição da piscina muda a cada vez que um novo candidato entra ou sai.  Em 03 de janeiro de 2016, quando a distribuição acima foi tirada da piscina, cerca de 900 candidatos tiveram uma pontuação acima dos 460. Estes são principalmente os candidatos que entraram na piscina após a última rodada de convite de 2015. Os candidatos com uma pontuação abaixo de 450 nunca foram convidados e ficaram não mais que alguns meses.

 

Também como exibido na planilha acima, mais da metade dos candidatos ativos possuem uma pontuação entre 350 e 449 pontos . Para melhorar a posição na piscina, e se for o caso, esses candidatos poderiam tentar aumentar a nota, fornecendo por exemplo uma credencial Educational  para avaliação de sua educação adquirida no exterior, fornecer os resultados dos testes de línguas, fornecer informações sobre o seu cônjuge e proficiência na língua etc.

 

Resultados das rodadas de convites do Express Entry

 

As tabelas a seguir exibem a distribuição dos convidados através dos programas de imigração econômica, bem como as dez melhores ocupações, países de residência e países de cidadania. Com o tempo, espera-se que isso continue a mudar à medida que cresçam o número de rodadas de convite.

 

Quase todos os candidatos convidados nas quatro primeiras rodadas tinham ofertas de emprego apoiadas por LMIA. A grande maioria destes candidatos que foram trabalhar no Canadá, estavam familiarizados com o sistema de imigração do país e foram capazes de apresentar um perfil rapidamente. Com 600 pontos provenientes de uma oferta de trabalho, eles se tornaram candidatos mais bem classificados. De julho a dezembro, a pontuação mínima no CRS variou entre 450 e 489 e o número de convites emitidos permaneceu consistente em cerca de 1.500 por rodada. A porcentagem de Nomeações Provinciais em cada rodada aumentou durante os últimos três meses de 2015, e  fez com que a pontuação mínima fosse aumentada.

 

Os candidatos podem ser elegíveis a serem convidados em mais de um programa. Aqueles que são elegíveis para mais de um programa, são convidados de acordo com um precedente estabelecido pelo IRCC. Antes de 26 de junho de 2015, os precedentes foram o Federal Skilled Trades, Federal Skilled Worker e o Canadian Experience Class. Os candidatos nomeados por uma província ou território só serão convidados como candidatos provinciais. Para o restante de 2015, uma mudança foi feita para convidar os candidatos como trabalhadores qualificados por meio do Federal Skilled Trades, Federal Skilled Worker e o Canadian Experience Class com base no feedback dos clientes. O precedente não afeta quem é convidado, uma vez que não altera a pontuação do ranking. Os mesmos exatos candidatos seriam convidados ao abrigo de um programa diferente.

 

 

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As tabelas acima mostram a distribuição dos candidatos ativos na piscina do EE e convites emitidos. Já no gráfico abaixo é exibido o número ativo de candidatos convidados que não possuíam  oferta de trabalho ou nomeação provincial, e também os candidatos com o apoio de uma oferta de trabalho ou nomeação provincial:

 

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De acordo com o gráfico acima, os convites emitidos com ofertas de emprego ou candidaturas provinciais são, em média, inferiores à pontuação do núcleo CRS daqueles sem.

 

Deve-se notar, contudo, que os candidatos com uma oferta de emprego ou nomeação provincial que foram convidados a aplicar no âmbito do Canadian Experience Class não exigem  uma credencial de Avaliação Educacional. Uma vez que o ECA (Educational Credential Assessment), é  necessário para ser atribuído pontos para a educação pós-secundária estrangeira. As pontuações núcleo CRS podem não refletir a pontuação de capital humano real desses candidatos.

 

 

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O IRCC emitiu 4.105 convites para candidatos no âmbito do Programa de Nomeação Províncial. No entanto, alguns candidatos receberam mais de um convite. Um total de 3.960 candidatos receberam convites. Somente as províncias e os territórios que nomearam os candidatos até à data referida, foram inclusos nesta tabela. Algumas províncias lançaram sua entrada no EE ao longo de 2015 e só começaram nomear candidatos em meados do ano. Também é importante notar que o número de candidaturas alocadas varia de acordo com a jurisdição e é baseado em uma serie de fatores, incluindo o trabalho.

 

Resultados das Rodadas: Ocupações dos Candidatos Convidados

 

O Express Entry introduziu um papel empregador no processo de imigração. Os empregadores podem conectar-se com candidatos ao Express Entry  usando o serviço Job Matching do Job Bank. Os empregadores também podem se conectar com estrangeiros que estão fora  do Express Entry,  porém os estrangeiros deverão primeiro se tornar um candidato do Express Entry  antes de receber um convite para aplicar.

 

Como os programas de imigração econômicos são projetados para imigração de candidatos altamente qualificados, todas as ofertas de emprego estão em ocupações comerciais ou profissionais qualificados definidos  pelo Código Ocupação Nacional (NOC 0, A e B) e cada oferta é apoiada por um Avaliação de Impacto do Mercado de Trabalho (LMIA).

 

Os candidatos com ofertas de emprego recebem 600 pontos para garantir que as necessidades dos empregadores sejam atendidas. O mix de ocupações de candidatos convidados foi determinada, em parte, pela combinação de pequenas rodadas de convites e um grande número de candidatos com ofertas de emprego.

 

 

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Os candidatos que trabalham como Food Service Supervisors  (NOC 6311) ou como cozinheiro (NOC 6322) eram o maior grupo de candidatos convidados, em 2015, seguido por profissionais de TI (NOC 21), empresas e profissionais de finanças (NOC 11) ou professores universitários (NOC 40). Aqueles com NOC 63 são mais propensos a ter um capital humano inferior e uma oferta de trabalho válido enquanto os NOC 11, 21 e 40, muitas vezes têm elevado capital humano, sem oferta de trabalho válido (sua pontuação foi na faixa de 450-599).

 

País de Residência e de Origem dos Candidatos Convidados

 

Nos primeiros meses de Express Entry, o Canadá foi o país predominante de residência para os candidatos convidados devido ao elevado número de trabalhadores estrangeiros com LMIA apoiado com ofertas de emprego que desejava viver no Canadá permanentemente. O país de origem reflete a origem dos candidatos qualificados a partir da piscina. Prevê-se que os dez países vão continuar mudando à medida que mais candidatos são convidados a aplicar.

 

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Embora seja muito cedo para explicar de forma conclusiva essa mudança no país de cidadania, alguns dos possíveis fatores podem incluir a estrutura do Sistema de Ranking abrangente e sua ênfase na proficiência linguística e credenciais educacionais.

 

Aplicações à Residência Permanente via Express Entry

Como indicado na tabela abaixo,  IRCC recebeu 21.562 pedidos de candidatos que foram convidados a aplicar à residência permanente durante as rodadas de convite, que representam 37.424 candidatos e seus familiares. A maioria das aplicações ainda estão em andamento, mas 14.058 foram aprovados resultando em 13.241 vistos emitidos aos aplicantes principais e seus dependentes; e, 9.739 admissões no Canadá.
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A maioria dos candidatos do Express Entry, que apresentaram um pedido de residência permanente ao IRCC escolheu Alberta, Ontário ou British Columbia como província de destino. Isso se alinha com as necessidades das províncias escolhidas  e tem sido explicado como uma combinação de conexões da comunidade, serviços, infra-estrutura e, o mais importante, o emprego.

 

Tempo de Processamento do Express Entry

 

O padrão de tempo de processamento para aplicações via Express Entry é de seis meses para 80% dos casos. Os tempos de processamento são medidos a partir do dia que pedido completo é recebido até que uma decisão final seja feita por um oficial de imigração. O IRCC pretende cumprir os compromissos de tempo de processamento para todos os casos finalizados.

 

Estes são os primeiros resultados com base em um pequeno volume de aplicações e prevê-se que os tempos de processamento, provavelmente, podem crescer em paralelo ao volume de aplicações. Os tempos de processamento continuarão a serem acompanhados de perto e serão tomadas as medidas necessárias para continuar atendendo aos padrões de serviço, tais como ajustes de processamento, medidas para aumentar a qualidade e integridade das candidaturas recebidas, ou reduzir o número de convites emitidos.

 

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Análise Adicional: Grupos Específicos do Express Entry

 

Estudantes Internacionais

Sob o sistema do Express Entry, o sistema de classificação abrangente não faz a distinção entre uma graduação emitida no Canadá contra uma avaliada como equivalente à uma graduação canadense. Isso ocorre porque não há provas suficientes para apoiar uma relação entre titulares de um diploma canadense contra uma graduação feita no exterior (avaliada como equivalente à um grau canadense) e melhorou assim os resultados econômicos dentro do Canadá.

 

Em geral, o  Express Entry é favorável aos estudantes internacionais e aos titulares de  autorizações de trabalho de pós-graduação, porque eles recebem um benefício significativo pelo sistema de classificação do seu ensino superior, experiência de trabalho canadense, fortes habilidades na língua oficial e, geralmente também pela idade.

 

A tabela abaixo mostra a distribuição dos indivíduos na piscina que tiveram uma permissão de estudo canadense. Uma grande parte deles tem uma pontuação entre 376 e 475. Em comparação, os indivíduos na piscina que nunca tiveram uma autorização de estudo no Canadá  são, na sua maioria, aglomeradas em uma pontuação de 300 a 400.

 

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Além disso, em 2015, proporcionalmente mais candidatos ao Express Entry foram convidados a aplicar (22%) tiveram uma experiência de estudo no Canadá, em comparação com aqueles na piscina (13%).
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Os dados apresentados na tabela acima são produzidos ligando os dados em dois ou mais conjuntos de dados. Diferenças de ortografia de certos elementos de dados a ser utilizado para esta ligação pode resultar numa ligeira subestimação. Como tal, os dados devem ser considerados como aproximações.

 

A maioria dos estudantes internacionais em tempo integral que se formam em um programa no Canadá são elegíveis para autorizações de trabalho abertas através do Programa de Permissão de Trabalho Pós-Graduação. Isto permite à eles adquirir experiência no mercado de trabalho canadense, onde é concedido pontos sob o Comprehensive Rankling do Express Entry; e, que pode ajudá-los na transição para a residência permanente.

 

Francofónos

 

Enquanto o número de candidatos francófonos na piscina do Express Entry ainda é muito pequeno, o sistema tem o potencial de contribuir para a vitalidade e para apoiar o desenvolvimento das comunidades minoritárias francófonos do Canadá (FMC). Além disso, os candidatos que falam Inglês e Francês podem receber pontos adicionais por seu bilinguismo, o que aumenta a sua classificação na piscina.

 

Os candidados ativos na piscina do Express Entry que tenham apresentado resultados ao Teste d’évaluation du français (TEF) como primeira língua oficial têm uma pontuação maior em comparação com os outros na piscina, respectivamente 384 e 374 desde de 3 de janeiro, de 2016.

 

Em 2015, 2% dos candidatos convidados eram de língua francesa, embora eles representassem apenas 1% dos candidatos na piscina do Express Entry. Estes essa porcentagem possa parecer pequena, o departamento está atualmente explorando formas de aumentar a quantidade de candidatos francófonos interessados em aplicar para vir ao Canadá por meio do Express Entry.

 

Conclusão

 

Este relatório demonstra que, em 2015, o Express Entry acolheu uma gama diversificada de candidatos altamente qualificados. Províncias, territórios e os empregadores tem usado com sucesso o Express Entry para satisfazer as necessidades regionais e o mercado de trabalho.

 

O compromisso com o tempo de processamento vem sendo cumprido e o Departamento continua monitorando os resultados com intuito de melhorar e inovar em seus processos e políticas.

 

Em 2016, a imigração Canadense espera que essas realizações continuem com um Express Entry ainda mais estabilizado e o inventario Pré-Express Entry seja processado até a sua conclusão.

 

 

 

 

Fonte: Confira os dados OFICIAIS em Inglês no site do CIC: http://www.cic.gc.ca/english/resources/reports/ee-year-end-2015.asp

 

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